O que é educação financeira e para que serve
Educação financeira nada mais é do que um conjunto de conhecimentos que contribui na melhor administração do seu dinheiro. Ela serve para ajudar a entender como alguns gastos são desnecessários e afetam o seu orçamento. Por isso, é tão importante aprender educação financeira, já que ela ajuda a entender sobre produtos e serviços, como eles funcionam e, o mais importante, como economizar e fazer o dinheiro render.
Como e quando de fato começar a ensinar educação financeira
Segundo especialistas, o melhor momento para aprender educação financeira é na infância, que é a época em que as crianças começam a pedir brinquedos para os pais. Isso fará com que as crianças cresçam e se tornem responsáveis financeiramente. Assim, quando passarem a trabalhar saberão administrar bem o salário que recebem, poupar e não gastar desenfreadamente. Mas, como fazer isso? A maneira mais prática de ensinar as crianças sobre esse assunto é seguindo esses passos:
- Comece dando mesada;
- Aconselhe a guardar a mesada para comprar um objeto que a criança queira;
- Diga a ela o que você faria com o dinheiro;
- Explique a diferença entre querer X precisar;
Esses métodos realmente funcionam, desde que os pais expliquem tudo isso, cada vez que forem pagar a mesada. Com o tempo, será ainda mais fácil para as crianças entenderem o que é educação financeira e a razão para ela ser tão importante!
Por que ensinar educação financeira infantil?
Para evitar que, quando as crianças cresçam, passem por apertos causados pelo consumo excessivo. Quando os pais orientam, desde cedo, a importância de poupar dinheiro e comprar somente o necessário, os filhos acabam entendendo o valor do dinheiro e repensam sobre o que estavam querendo comprar. Também é importante que os filhos conheçam a realidade da sua família, para caso os pais não tenham condição de comprar algo, não fiquem insistindo.
Como ensinar educação financeira aos 6 anos
Educar uma criança de seis anos não é uma tarefa fácil, falar sobre a importância de poupar dinheiro então… Mas, a melhor forma de começar esse processo é:
- Explicando o valor de coisas simples: fale sobre a importância de não desperdiçar água, alimentos, energia elétrica, pois, tudo custa dinheiro;
- Pare de comprar tudo o que seu filho pede: desse modo, seu filho entenderá que nem tudo é como ele deseja;
- Ensine a anotar os gastos: só para saberem se gastaram muito no mês;
- Estimular recompensas: quando as crianças fizerem algo correto, dar uma recompensa, assim, elas sempre vão querer fazer a coisa certa;
- Dê o exemplo: não extrapole nos gastos, é importante que seu filho saiba que você faz o que ensina a ele;
Além dessas dicas, também vale a pena dar mesada, aconselhar a guardar o dinheiro da mesada, explicar o que faria com o dinheiro e apontar a diferença entre querer e precisar, como já foi citado anteriormente. Ademais, é importante lembrar que seu filho é apenas uma criança de seis anos, por isso, não se estresse caso ele não entenda de primeira. Apenas fale sobre educação financeira sempre que puder, dessa forma, ficará cada vez mais fácil para o seu filho compreender o assunto.
Como incentivar a consciência de consumo em crianças
A melhor maneira de fazer isso é sendo sincero! Isso mesmo, sinceridade é tudo. Se vocês, pais, se sentarem com as crianças e explicarem calmamente como é importante não comprar tudo o que vê pela frente, porque, ao comprar coisas desnecessárias, falta dinheiro para o necessário, certamente elas irão entender. Também é importante lembrar que: tudo se resolve conversando. Não adianta gritar, visto que, gera estresse e prejudica o entendimento das crianças sobre o assunto.
Quais benefícios de ensinar educação financeira para as crianças
Um dos maiores benefícios é, sem dúvida, a autonomia que as crianças terão, com o passar dos anos. Ademais, elas estão menos propensas a se afundarem em dívidas, tendo assim, uma vida financeira controlada e saudável. Além disso, as crianças também desenvolvem alguns valores, eles são gerados a partir da educação financeira desde cedo, como:
- Autonomia;
- Empoderamento;
- Confiança;
Esses valores que a educação financeira desenvolve nas crianças, são de extrema importância para o crescimento delas. Pois, eles estimulam as crianças a acreditar que são capazes de fazer tudo o que sonham.
Sobre planejamento e organização familiar
Planejamento e organização familiar são importantes para organizar as contas da família. Como a família já tem uma noção de como estão as finanças, fica mais fácil na hora de planejar uma festa ou uma viagem. Sem eles, dificilmente a família conseguirá fazer algo diferente e as crianças ficarão chateadas. Por isso, além dos pais, os filhos também podem ajudar com o planejamento e a organização. Até porque, é mais uma maneira de ensinar educação financeira a eles.
Como fazer planejamento financeiro familiar
O planejamento financeiro familiar, deve ser feito todos os meses. Onde os pais organizam uma planilha mensal de gastos, para ver quanto dinheiro sobrou em cada mês. Através de uma reunião familiar, os pais e as crianças tomam as decisões do mês em conjunto. Caso sobre dinheiro, eles analisam se é melhor almoçar em um restaurante diferente, ir a um parque de diversões ou até mesmo viajar. Dessa forma, incluindo as crianças nas decisões familiares.
Nós te ajudamos a criar seu planejamento financeiro
Para criar o seu planejamento financeiro, leia atentamente os tópicos a seguir:
- Organize seu orçamento: utilize uma planilha para anotar sua renda, despesas fixas e variáveis, dívidas e investimentos que você tem ou pretende fazer;
- Adapte seu padrão de vida ao orçamento: se o seu padrão de vida estiver acima do valor que você recebe de salário, tente arrumar uma renda extra;
- Crie planos para pagar suas dívidas: faça uma lista das que vencem mais rápido e das que podem ser renegociadas;
- Encontre maneiras de economizar dinheiro: corte, gastos desnecessários;
- Crie metas: elas te ajudarão a adaptar seu padrão de vida;
- Procure aprender sobre educação financeira: isso te ajudará a fazer seu dinheiro render;
Após seguir todos os passos descritos acima, você conseguirá tranquilamente criar seu planejamento financeiro!
Contudo, se mesmo assim você ainda estiver pensando que falta aprender algo, a Plataforma Toca Vida te ajuda com isso! Apesar de ser focada em ajudar as famílias a se recuperar mais rápido, após a ida de um familiar, a Toca Vida também ensina as melhores opções de proteção financeira para a sua família! Por isso, se você estiver interessado em aprender um pouquinho mais sobre esse assunto, assine já a nossa plataforma. Acesse o site https://tocavida.com.br/ e desfrute de sete dias grátis após confirmar sua assinatura! Você não vai se arrepender.